Marca, o maior patrimônio de uma empresa. Conheça as 100 marcas mais presentes na vida dos brasileiros.
O Grupo Troiano de Branding, pela quinta vez consecutiva, realiza a pesquisa “As 100 Empresas de Maior Prestígio do Brasil”, em parceria com a revista época Negócios. Trata-se de um estudo único no País, realizado por meio de um questionário, que levou em consideração seis principais atributos de marca:
1. admiração
2. confiança,
3. qualidade de produtos e serviços,
4. compromisso social e ambiental,
5. história e evolução,
6. e postura inovadora.
O estudo traz um ranking que tem por base a opinião de mais de 12 mil pessoas, de ambos os sexos, de idades entre 17 e 64 anos, de todas as classes de renda e de diversas regiões do País, e que foi elaborado por meio de uma metodologia do Grupo Troiano de Branding
Para definir as 100 marcas de maior prestígio, foram avaliadas 250 empresas de diversos setores, como alimentos, bebidas, eletroeletrônicos, setor financeiro, veículos, indústria química e petroquímica, higiene pessoal e beleza, mineração e mundo digital,entre outros.
Neste ano, a pesquisa faz também a análise não só das marcas corporativas, mas da força das marcas de produtos ou serviços em 10 setores. Para esta análise de produtos, foi empregada uma metodologia do Grupo Troiano de Branding denominada de Auditoria de Marca®, que mede a força ou o nível de envolvimento que a marca estabelece com seus consumidores.
“Não há mais dúvida da existência de uma simbiose entre as marcas corporativas e as de produtos. As marcas das corporações alimentam o poder dos produtos e serviços, transferem a eles sua carga de valores e princípios, e vice versa,ou seja, as de produtos e serviços contribuem para aumentar o orgulho e a reputação da família como um todo, representada pela marca corporativa”, afirma Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Branding, ao ressaltar que “muitas das marcas bem situadas sob essa medida vivem sob um prestigiado guarda-chuva corporativo”.
Na elaboração do estudo, o Grupo Troiano de Branding acompanha, há cinco anos, a relação da reputação da marca com seu valor no mercado de capitais. “Concluímos que, quanto mais alto o prestígio da marca, mais alta será a valorização de suas ações na bolsa. O inverso também é verdadeiro”, salienta Troiano.
Ele afirma ainda que se acabou o tempo em que investir na gestão de marcas corporativas era considerado algo “cosmético”, quase sem necessidade. “Não é mais. Os investidores que procuram marcas para montar sua carteira de investimentos percebem a importância da marca de imediato, e fazem esta seleção de forma consistente”, avisa.
A medida de reputação de cada empresa foi calculada a partir do desempenho de cada uma nos seis atributos de marca, o que gerou o ranking com as 100 mais prestigiadas. “O ranking serve de balizamento para as empresas aferirem a evolução de sua reputação ao longo do tempo”, afirma Troiano.
Confira abaixo o resultado da pesquisa:
1) Nestlé
2) Natura
3) Petrobras
4) Johnson & Johnson
5) Sony
6) Samsung
7) O Boticário
8) Banco do Brasil
9) Volkswagen
10) Apple
11) Google
12) Microsoft
13) Caixa
14) Coca-cola
15) Sebrae
16) Correios
17) Bombril
18) Avon
19) Honda
20) Philips
21) Tramontina
22) Itaú Unibanco
23) Toyota
24) Bradesco
25) Unilever Brasil
26) Mercedes-Benz (veículos)
27) Fiat
28) Nokia
29) HP
30) Intel
31) Magazine Luiza
32) BR Foods (Sadia/Perdigão)
33) Honda
34) Lojas Americanas
35) General Motors
36) Semp Toshida
37) LG
38) Walmart
39) Bosch (Eletroeletrônicos)
40) Hyundai
41) Danone
42) BMW (Veículos)
43) Mercedes-Benz (veículos pesados)
44) Volkswagen Caminhões
45) Vale
46) Dell
47) Ford
48) Electrolux
49) Hospital Albert Einstein
50) Colgate Palmolive
51) Nike
52) Pão de Açúcar
53) Visa
54) Embraer
55) Mitsubishi
56) B2W (Americanas.com/Submarino)
57) Hering
58) Ultrafarma
59) Mastercard
60) Motorola
61) IBM
62) Panasonic
63) Hospital Sírio Libanês
64) Adidas
65) Via Varejo (Casas Bahia/Ponto Frio)
66) Pirelli
67) Bosch (Pneus e autopeças)
68) Santander
69) Gerdau
70) 3M
71) GoodYear
72) Carrefour
73) Ipiranga
74) Unicamp
75) BR Distribuidora
76) Netshoes
77) Bayer
78) Nissan
79) Casas Pernambucanas
80) Procter & Gamble
81) Volvo (Veículos)
82) Nivea
83) Máquina de Vendas (Ricardo Eletro/Insinuante)
84) TAM
85) Volvo (Veículos pesados)
86) Jequiti
87) L’Oréal
88) Lorenzetti
89) BMW (Motos)
90) McDonald’s
91) Audi
92) Vivo
93) Renault
94) Citroën
95) Unimed
96) Lojas Renner
97) Ambev
98) Embratel
99) Kia
100) Ford (veículos pesados)
Fonte: www.falandodevarejo.com